mês das noivas

No mês das noivas, casais e profissionais do ramo repensam celebrações

Natália Müller Poll

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: arquivo pessoal
O casal Gisiele Maciel e Tailan Christo em sua celebração particular na noite em que seria o seu casamento

Mesmo não sendo unanimidade para as noivas gaúchas, maio ainda é considerado o mês delas entre diversas culturas do mundo. Em tempos de pandemia, distanciamento social e suspensão de eventos que causam aglomerações, fica impossível reunir familiares e amigos para comemorar o enlace. Em Santa Maria, assim como as festas de casamento, formaturas e aniversários também vêm sendo cancelados desde março, quando iniciaram as medidas de prevenção à Covid-19. Isso gera um impacto nas empresas e fornecedores que trabalham diretamente com eventos, principalmente os de grande porte.

Segundo Patrícia Riet, uma das proprietárias da Bella Festa Decor, o maior desafio do setor tem sido reinventar a atividade e negociar novas datas.

- Festas são, de fato, a aglomeração das pessoas que amamos e fazem parte das nossas vidas. O mercado de eventos é forte em todo Brasil e movimenta muito a economia do país. Não tivemos festas canceladas, apenas remarcadas. O maior desafio está sendo conciliar os fornecedores, pois todos desse setor tiveram as agendas modificadas - conta a proprietária.

Na esperança de que os riscos de contágio do vírus já estejam minimizados, os eventos marcados de agosto em diante ainda não foram transferidos, segundo Patrícia.

- Os projetos para frente seguem com a programação. O que mudou agora, é que não temos eventos para cumprir. Então, estamos usando esse tempo para estudar novas possibilidades de mercado, analisar a empresa internamente e organizar treinamentos de equipe, para que, no segundo semestre, ou quando tudo voltar, estejamos prontos e com a casa organizada para atender a todos - explica.

DIA DA NOIVA
Assim como no ramo da decoração, o setor de beleza também lida com a readaptação de agenda e da rotina. 

De acordo com Priscila Brito, proprietária do Estúdio de Beleza que leva seu nome, a rotina de higienização do espaço foi intensificada para cumprir os decretos. Ela diz, ainda, que o salão não recebe mais clientes em grupo. Todos os atendimentos passaram a ser individuais.

Retorno das aulas pela internet será aos poucos em cada rede de ensino

- Cumprimos todas as orientações dos decretos: distanciamento, evitar aglomerações, colocar limite de pessoas dentro do estúdio e a obrigatoriedade do uso de máscara - conta

Segundo Priscila, a demanda maior após o isolamento foi de serviços de rotina como unha, hidratação, sobrancelha, e afins.

- Não precisamos reinventar os serviços, até trouxemos uma nova profissional para trabalhar conosco para atendermos melhor as clientes que ficaram tanto tempo em isolamento e sem poder realizar os procedimentos de rotina - explica.

Para a proprietária do salão, o momento é de se adequar aos reagendamentos.

- Já está acontecendo choque de agendas com os casamentos e demais festas que foram desmarcadas no período da pandemia. Agora, teremos mais casamentos que vão acontecer no mesmo dia. Para isso, contamos com profissionais que têm diversas habilidades, podendo manter nosso atendimento personalizado As próprias clientes compreendem a situação e por confiarem no nosso trabalho, sabem que seguiremos com todas as orientações que existirem, para garantir a saúde e o padrão de atendimento.

O SONHO NÃO ACABOU!
Gisiele Severo Maciel e Tailan Dutra de Christo tinham marcado na agenda o dia 17 de maio como o mais especial de 2020. Nesta data, os servidores públicos estariam casando na Igreja Nossa Senhora das Dores e, logo após, recepcionando seus convidados no Avenida Tênis Clube, em Santa Maria.

- Nosso casamento foi remarcado. Entendemos que teríamos que fazer isso quando percebemos a gravidade do que estava acontecendo e que não passaria em pouco tempo. Batemos o martelo em adiar no dia 16 de Março. No dia seguinte, já ficamos trabalhando em home office. Não teria como realizar qualquer comemoração com a família e os amigos nesse momento. Com certeza, foi a melhor decisão. Resolver que teríamos que adiar o dia em que estávamos planejando há tanto tempo, foi um bombardeio de informações e sentimentos - explica a noiva.

Além da frustração de não poder casar na data tão sonhada, os casais lidam com as incertezas relacionadas a fornecedores, agendas dos salões de festa, disponibilidade da empresa de decoração e salão de beleza.

- Em relação aos fornecedores e organizadores do nosso casamento, não tivemos prejuízos. Todos, sem exceção, foram muito solícitos e pacientes. Compreenderam muito bem a situação, e buscaram nos ajudar. Não tivemos nenhum problema com desperdício, prejuízo e multas. Remarcar a data do casamento não foi tão difícil. As incertezas desse momento, junto com a remarcação de outros casamentos para o final do ano, ocasionaram alguns conflitos de eventos, uma disputa por finais de semana livres (risos). Estamos otimistas que será mágico. Encerraremos este ano que foi tão difícil, tão triste, com a reunião dos nossos familiares e amigos para celebrarem conosco o nosso amor - planeja Gisiele.

Final de semana terá chuva e queda de temperatura em Santa Maria

Mesmo com esses impasses, a noite de 17 de maio não passou sem comemoração.
- Preparamos um jantar especial no dia que casaríamos. Fomos só nós dois, mas planejamos tanto essa data, que tivemos que comemorar - conta.

SURPRESA

style="width: 50%; float: right;" data-filename="retriever">Outro casal que teve que adiar seu dia especial, foi a dentista Bruna Cargnelutti e o propagandista Ricardo Barros Pohlmann. Eles estão juntos há quase 13 anos e, desde 2019, planejavam os detalhes da celebração da união. O dia escolhido foi 25 de abril, que acabou sendo em um momento crítico da pandemia. 

- Foi necessário adiar a festa, perante a situação que estamos passando. Ainda não divulgamos a nova data, mas será no final deste ano - conta Bruna.

Nessas situações, é preciso usar a criatividade para não deixar o momento passar em branco. Bruna e Ricardo receberam uma carreata surpresa organizada por amigos e familiares e o Dj, que seria atração da festa, realizou uma live para animar os convidados.

- Por mais que não tenha acontecido o evento tão esperado na data que tínhamos sonhado, foi um dia sensacional e inesquecível para nós - conta a noiva.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Carreta tomba na BR-287 em Jaguari

Próximo

Atividades religiosas seguem com restrições em Santa Maria

Geral